30 nov 2010

Visita a igreja de Sao Pio



Ola querido amigos.

Vista Geral
Este final de semana (27 e 28 de novembro) estivemos em San Giovanni Rotondo na Foggia, para visitar alguns lugares santos, naquela provincia.
Foram 6 horas de confortável viagem e de passagem, paramos em Lanciano, provincia de Chieti, Região do Abruzzo, para visitar o Santuario del Miracolo Eucaristico, onde a óstia se tranformou em carne e o vinho em sangue.





foto da Reliquia








Não se tem uma data do milagre, estima-se entre 350 e 730 DC.
Estudos cientificos no entanto, comprovaram que são do mesmo tipo sanguineo e que a carne da óstia é uma fibra de um coração vivo. Também não foram encontrados nenhum traço de nenhum tipo de conservante.




Interior da Basilica

È tambem aconselhada a visita, na mesma cidade, à belissima Basílica de Lanciano, recentemente recuperada dos terremotos de 1982, onde se pode comtemplar os belissimos paineis de obras sacras.











Termina a nossa visita a Lanciano, seguimos mais para o sul, diretamente a Monte Sant`Angelo, apos uma pequena parada para deixarmos a nossa bagagem no hotel em San Giovanni Rotondo.
Àquele local, é creditada quatro aparições do Arcanjo Miguel. Cidade medieval, no alto de uma colina, de caracteristicas apropiadissimas para um retiro espiritual.



A esquerda, uma foto "tirada" ao final da missa, no local exato das aparições do arcanjo, numa gruta dentro da rocha.
A igreja ali erigida, tem o altar e a metade frontal, dentro da gruta, em volta esta construido todo um complexo de galerias para se chegar ao local.
Sugiro uma olhada no filme, que mostra desde a entrada.








De retorno a San Giovanni Rotondo, iniciamos a visita ao Santuario de São Pio. A entrada do santuario ja é digna de admiração e contemplação. Uma longa subida, tendo ao fundo um enorme crucifixo e um carrilhão de oito sinos.










Optamos por subir diretamente ao plano superior, onde esta a Igreja aberta, destinada às missas campais. Uma enorme praça, com um fila de oliveiras à esquerda do altar, (bastante comum na região, que é produtora do azeite) que nos leva a comparar com o Monte das Oliveiras.











Ao lado direito, ve-se o carrilhão e o cruzeiro, agora bem proximos.








 
Fazendo o giro, logo atras da Igreja Aberta, está a igreja Superior, onde existem diversas salas, para todos os oficios liturgicos e até mesmo acolhimento.


Vista geral da Cripta D'Ouro.

Descemos então, à parte mais "emocionante" e gratificante de nossa viagem. Um lcal de muitas contradições e discussões. na parte inferior, chegamos a Cripta D'Ouro, onde está o despojo de São Pio de Pietrelcina. Um local de inegualável paz, espiritualidade, aconchego e harmonia. Esta cripta, como o nome já diz, foi adornada, com azulejos, recobertos de puro ouro. Sua cor dourada, enche todo o ambiente com uma luz de raro calor.



Urna mortuária de São Pio.
Neste local, onde consegue-se tocar a urna mortuária do santo. Foi neste momento que parei para pensar sobre a vida de um homem, que dedicou ali 52 anos de sua vida, toda ela dedicada ao amor a Cristo e aos homens. Construiu uma obra de inegualável valor e morreu, como sempre viveu, orando a Virgem Maria. Sabe-se que foi o unico Padre estigmatizado da história. É a ele atribuido varios milagres de cura, mas os principais deles são o da cura de nossas almas.










A direita, vemos o altar, da primeira, pequena e modesta igreja, onde São Pio dedicou sua vida apostolica e de pastor de almas.